sábado, 15 de setembro de 2012

Ensino da tabuada






7 comentários:

  1. Esse material é utilizado para aprender múltiplos ou tabuada? E em qual período este recurso pode ser utilizado?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ceila. A rosácea é utilizada para a compreensão da tabuada e a fixação dos múltiplos. Trata-se de um recurso (uma possibilidade) para o trabalho com a multiplicação/adição que tem início, normalmente, no segundo ano.

    ResponderExcluir
  3. A tabuada ficou linda! Parabéns!
    Gostaria de saber! Vocês usaram parafuso? Qual? Teria nome ou numeração?
    Eu gostaria de usar na minha classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Atalia. Obrigada pelo seu comentário. Nós usamos uma tachinha, comprada em loja de material de construção, que é mais resistente que a comum de papelaria. Não sei especificar a marca ou numeração. Mas, também é possivel utilizar pregos - embora não fique esteticamente tão bom. A rosacea é uma excelente ferramenta para o estudo das tabuadas. Pular corda ou andar ritmadamente recitando as tabuadas também é uma possibilidade! Bom trabalho para você e seus alunos!

      Excluir
  4. olá.. sou mãe e admiradora da pedagogia waldorf, com uma filha no 2 ano do ensino fundamental tradicional. Ela está com dificuldades na assimilação da tabuada no método tradicional, na famosa "decoreba". Eu que já tenho minhas resistencias com o ensino tradicional também não sou a favor de simplesmente obriga-la a decorar. Descobri esse método que a pedagogia waldorf usa para trabalhar com a tabuada e quero MUITO MUITO MUITO aprender a utilizar para trabalhar com minha filha. Me ajudem? Será muito dificil explicar escrevendo? me indicam algum lugar onde eu possa aprender? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Em tempo.. pesquisei vídeos no you tube e lá só tem vídeos em inglês.. eu não tenho o idioma. Na verdade pela pesquisa que estou fazendo não há material disponível, na internet, em portugues ensinando a trabalhar com este material..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Você pode acessar um video muito legal que há pelo Instituto Ruth Salles, com a professora Adriana, no qual ela fala sobre o método.

      Excluir